O Dom Maior

O Dom Maior

BEM VINDO(A)

2012-03-27

O DOM PERFEITO

O DOM PERFEITO Pastor Flávio da Cunha Guimarães

O que é dom? Qual dom é perfeito? Se o dom é dado pelo o Senhor ao homem, todavia esse homem é imperfeito, como exercer o dom de maneira perfeita?
Dom é um presente, uma dádiva, um donativo, um privilégio adquirido de um modo sobrenatural, proveniente de Deus, (Orlando Boyer, Pequena Enciclopédia Bíblica, Ed. Vida, p. 209).
A palavra hebraica  מָטַן (mãttan) e suas derivadas significam coisas oferecidas gratuitamente, um presente, bem como a palavra grega δóσις (dósis) significa “dar”, “doar” e tantas outras como χάρις (charis) que significa “graça”, “dom gratuito” bem como χαρισμα (charisma) que significa “presente oferecido de boa vontade”, “dom da graça de Deus que traz a salvação”, (Rm. 5:15-16).
O dom como capacitação especial para o melhor desempenho na obra do Senhor e para ser bênção na vida de outrem, o Senhor dá o dom que Ele quer, a quem Ele quer, quando Ele quer e como Ele quer, (Rm. 12:11; Ef. 4:7; Heb. 2:4).
O dom tem origem em Deus (Tia. 1:17). É dado pelo Espírito Santo como presente de Deus, (At. 2:38). Ele dá para o bem da causa e das pessoas, (Ec. 2:26ª; Dan. 2:21 e I Cor. 7:7). Jesus Cristo é o Dom Supremo do Senhor, (II Cor. 9:15).
Para alguns grupos, o dom perfeito é o falar em línguas, pois, para eles, caracteriza como evidência o batismo com o Espírito Santo, o que é duvidoso, visto que há grupos não cristãos que não receberam o Espírito Santo, mas falam em línguas.
Nenhum dom tem valor, é útil, é infrutífero se não for adornado, se não for recheado pelo amor.
Afirmamos que quem não ama de verdade não recebe os dons do Espírito Santo, porque o amor é fruto do mesmo, (Gal. 5:22). O mesmo Espírito Santo que capacita a amar, é o que capacita com o dom para abençoar o rebanho. Se não ama é porque não tem o Espírito Santo; se não tem o Espírito Santo, não tem os dons, capacitação especial dada pelo o Senhor para ser bênção nas vidas do rebanho do Senhor e para o Reino de Deus.
O amar é o cumprimento tanto do mandamento do Senhor Jesus Cristo, (Mt. 5:44-45; Jo. 15:12,17 e Rm. 12:10), mas ao mesmo tempo o amar é dom dado pelo Espírito Santo; portanto se formam um elo. Assim sendo, o amar tem que estar acima de qualquer dom, (I Cor. 12:31-14:1).
O dom perfeito será aquele dado por livre e espontânea vontade soberana do Senhor a aqueles que já receberam o Espírito Santo, que amam de verdade para o bem da causa do Senhor.
O amor é o perfeito dom que faz o dom ser perfeito, principalmente o de profetizar como o dom preferido do Apóstolo Paulo, que é a pregação da Palavra do Senhor, amém!


Pr. Flávio da Cunha Guimarães.

Bibliografia.
1 – ALMEIDA, João Ferreira de. A Bíblia Sagrada – Versão Revisada da Tradução de Acordo com os Melhores Textos em Hebraico e Grego. 3ª Impressão. Rio de Janeiro, Imprensa Bíblica Brasileira – JUERP, 1991.
2 - BOYER, Orlando S. Pequena Enciclopédia Bíblica. 7ª Ed. Editora Vida, Miami Florida USA, 1978, 672 p. p. 209.

3 – BROWN, Colin.  O Novo Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento. 1ª Ed. Ed. Sociedade Bíblica Edições Vida Nova, São Paulo, 1982, Vol. II, 560 p.
4 – CHAMPLIM, Russell Norman. Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia. 9ª Ed. Ed. Hagnos, São Paulo, Vol. 2, 2008, 995p. p. 211-212.
5 – RIENECKER, Fritz e Cleon Rogers. Chave Linguistica do Novo Testamento Grego. Trad. De Gordon Chown e Júlio Paulo T. Zabatiero. 1ª Ed. Ed. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, São Paulo, 1985, 639 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, o seu comentário é importante para o administrador.