O Dom Maior

O Dom Maior

BEM VINDO(A)

2014-10-06

DOUTRINAS DE DEMÔNIOS

DOUTRINAS DE DEMÔNIOS

Pastor Flávio da Cunha Guimarães

(I Tim. 4:1-5) – “MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada”.






        INTRODUÇÃO:

        Para iniciarmos, veremos primeiro, algumas características sobre o tema: Doutrinas de Demônios e definição. O que é doutrina? De acordo com o Dicionário Aurélio online, doutrina é o “Conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, etc. [...] Regra, preceito, norma”. A doutrina está relacionado à disciplina, ao ensino, e pode ser propagada de várias maneiras, através de pregações, opinião, ensinamentos e textos.


        Características de uma sociedade que vive debaixo de doutrinas, não só as definidas acima, mas debaixo das doutrinas de demônios. A nossa sociedade está repleta de doutrinas demoníacas e algumas igrejas também, o que muitos não sabem!

        Quando lemos em (I Jo. 5:19) que diz: “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo (jaz) está no maligno”.

        Se o mundo está na situação em que se encontra, isso significa que as pessoas são influenciadas, induzidas, conduzidas, dirigidas e decidem conforme os desejos de seus corações que são enganosos, como nos diz (Jer. 17:9): “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Portanto uma sociedade regida pela influência de demônios.



        AS CARACTERÍSTICAS SÃO:



        1ª – A Primeira característica das doutrinas de Demônios é o que o Apóstolo Paulo diz no (V. 1): “apostatarão alguns da fé”. O que é apostatar? A palavra grega (αφίστημι – afisteme) significa: “remover”; “separar”, “extrair”, “retirar”, “induzir a revolta” (MOULTON, Harold K. Léxico Grego Analítico. Cultura Cristã, 2007, São Paulo, 460 p, p. 68).

        É ainda o “desviar-se”, “cair”, “Retirar-se”, “tornar-se apóstata”, “apostatar” da fé, o que indica deixar a fé, no sentido objetivo, deixar a doutrina cristã, a sâ doutrina, (RIENECKER, Fritz e Cleon Rogers. Cheve Linguistica do Novo Testamento Grego. Trad. De Gordon Chown e Júlio Paulo T. Zabatiero. 1985, Ed. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, São Paulo, 639 p. p. 463)

        É estar longe de das verdades divinas, que tem o sentido de um afastamento definitivo e deliberado da fé cristã e doutrinas. (Extraído de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Apostasia, em 05/10/2014).

        “Apostasia significa o abandono e a negação da fé. Ou seja, a negação daquilo que se crê, ou melhor, que se cria. De uma forma bem simples, é a negação do ensino da Bíblia e o afastamento das pessoas da vontade de Deus”. (http://www.esbocandoideias.com/2011/03/o-que-significa-apostasia.rtml) , extraído em 05/ 10/2014). Esse afastamento é mediante uma ação demoníaca na vida daqueles que dão lugar para os demônios atuarem.



        2ª - A Segunda característica das doutrinas de Demônios é o que o Apóstolo Paulo afirma no (V. 1), “Dando ouvido a espíritos enganadores”. Literalmente fazendo uma permuta, uma troca proposital. Para devotar-se a sua própria vontade, dar atenção aquilo que lhe interessa.

        São espíritos sobrenaturais que usam pessoas que estão em contraste com a ação do Espírito de Deus. Espíritos estes enganadores, que iludem, que seduzem, que desviam, que ensinam doutrinas de Demônios.

        São aquelas pessoas que estão em busca de igrejas que dizem o que elas querem ouvir.

        Que dão atenção ao curandeirismo, o falar em línguas, revelações em detrimento da salvação, motivo principal pelo qual Jesus Cristo veio e morreu numa cruz em nosso lugar. É o tipo de pessoa que o culto tem que agradar a ela, ao ser humano. O culto tem que ser sensacional, emotivo. Deus, é um detalhe a parte! Ele que se contente com a nossa presença no templo louvando com cânticos que nos satisfaçam, que louvam a nós mesmos, que em determinados momentos, os shows são os homens que são adorados, e aceitam a adoração de maneira tranquila e propositada.

        Tudo o que acontece no culto é para agradar e encher o nosso ego. Adorar o Senhor em espírito e em verdade saiu de moda! A adoração do EU, o Apóstolo Paulo chama de ADORAÇÃO aos demônios. Mas o culto não é para agradar a criatura, e sim, o criador. Essa inversão está relacionada as nossas carências. Para adorar em espírito e em verdade, só é possível quando negamos o nosso "EU" e o colocamos aos pés do Senhor. Quando negamos a nossa vontade para que a vontade dos Senhor sobressaia sobre a nossa.



        3ª - A Terceira característica das doutrinas de Demônios é o que o Apóstolo Paulo afirma no (V. 2) “Pela Hipocrisia de homens”. A palavra grega (ύπόκρισις – hupocrises – RIENECKER, (1985), p. 463), significa uma pessoa fingida, dissimulada, que exteriormente aparenta ser um religioso autêntico e perfeito, mas interiormente é alheio a religião, é uma pessoa falsa. (TAYLOR, William Carey. Dicionário do Novo Testamento Grego. 6ª edição. Rio de Janeiro, JUERP, 1980, 247 P, P. 232). Hipocrisia esta, que não existe só na sociedade, o que não é de se estranhar, mas está dentro de nossas igrejas. Quantos membros de igrejas que são falsos crentes e que agem de falsidade para com seu irmão e para com o seu líder religioso?

        O que não é de agora, mas no tempo dos Apóstolos, já existiam de cristão, como lemos em (I Tm. 1:20), “E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar”. (II Tim. 2:17) “E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto”. (II Tim. 4:14) “Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras”. E (3ª Jo. V. 9-10), “Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe. Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja".

        O que significa primado? Significa “Primazia”. “Prioridade”, “preferência”. “Superioridade”, “excelência”, (Dicionário Aurélio online). É o tipo de pessoa que pensa que é líder, mas não passa de um ditador. Não passa de um perturbador da paz no corpo de Cristo.



        4ª - A Quarta Característica das doutrinas de Demônios são as mentiras, que no grego (φευδολόγος – feudológos) quer dizer: faladores de mentiras, defensores de falsas declarações, (RIENECKER, (1985), p. 463). Vivemos em uma sociedade impregnada de mentiras. Mentiras políticas quanto as promessas de campanhas que não se cumprem. Mentiras sentimentais, quando dizem que amam e vivem traindo a pessoa amada. Mentiras religiosas tiradas de textos bíblicos fora de seu contexto interpretações equivocadas da Bíblia. Mentira de quem deve e não quer pagar. O cobrador chega a porta, quem deve e não quer pagar manda dizer que não está. Há tantas outras mentiras que não enumeraremos aqui!



        5ª - A Quinta Característica das doutrinas de Demônios, a cauterização da consciência, (V.2). A ideia no grego é que essas pessoas estão a serviço de Satanás, e que a consciência como propriedade do inimigo.

        O que é cauterização? É a mente que não possui mais sensibilidade quanto ao pecado; já não sente mais tristeza ao pecar. É uma mente insensível, que não responde mais ao toque de Deus. É uma mente sem a capacidade de ponderar, de observar o que está acontecendo de errado, grave e que atenta contra Deus ao seu redor sem uma mente crítica. Perdeu o poder de filtrar informações de caráter espiritual. A mente cauterizada está congelada, paralisada a ponto de não permitir que a pessoa tenha raciocínio próprio, está como que drogada, não consegue pensar corretamente, (Extraído de: http://www.comojesusensinouocaminhodagraca.com/consciencia-cauterizada-consciencia-morta, em 05/10/2014).



        O que é consciência? “O termo consciência possui muitos significados, tanto em ciência como em linguagem comum. Entre outros: Consciência como a capacidade da mente de raciocinar, perceber e fantasiar; Consciência (moral), como a capacidade de reflexão moral do indivíduo; Consciência plena ou mente alerta, que é um determinado estado mental (i.é, um estado da consciência, tal como apresentada em seu primeiro significado); Consciência coletiva, construto sociológico”, Extraído de: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Consi%C3%AAncia_(desambigua%C3%A7%C3%A3co), Em 05/10/2014).



        Consciência cauterizada é a mente que já não consegue distinguir entre o que é certo e o errado. É um estado completo e constante de mente fechada. Como isso é sério, diante do quadro em que vivemos! A consciência funciona de maneira equivocada, sem peso, sem doer quando peca e quando erra. Quantos conhecemos nessas condições por aí?




        6ª - A Sexta Característica das doutrinas de Demônios, é a substituição do casamento pelo ajuntamento, (V.3). A substituição do casamento convencional pela perversidade de homem com homem e mulher com mulher, contrariando o que a Palavra de Deus que diz em (Levítico 18:22-23 e Romanos 1:18, 26-32) As pessoas tentam justificar que o casamento é uma instituição falida. Todavia, não é e não está falida! O casamento como instituição falido, é aquele que as pessoas que estão falidas de amor; falidas de sentimentos puros; falidas espiritualmente, incrédulas que entram no casamento falidas e fazem com que o casamento fale. Chegam ao casamento, não com o propósito de amarem, mas de serem amadas. Não para fazerem o cônjuge feliz, mas para serem felizes. Não para se sacrificarem pelo o bem estar do outro, mas para receberem o bem estar. Com esta mentalidade o casamento fale realmente.O casamento não é instituição falida, pois ele é divino. E não vai falir. Sempre haverá os remanescentes; Deus não permitirá que o casamento no seu ideal venha falir.



        7ª - A Sétima característica das Doutrinas de Demônios, a proibição pelos homens em comer carne no período da quaresma e outros alimentos porque foram consagrados aos ídolos, dizem alguns grupos. O único alimento proibido no Novo Testamento, de acordo com (At. 15:21:25), são os alimentos sacrificados aos ídolos, o sangue, e o sufocado. Todos os demais se podem comer todos os dias da vida, sem interrupção, a não ser por recomendação médica. Essa história de não comer carne na quaresma, é invenção de homens, pois a Bíblia não proíbe comer carne nesse período. Se é doutrina de homens, logo é doutrina de demônios.



        8ª - A oitava característica das Doutrinas de Demônios, o dar ouvido a espíritos enganadores. Esses espíritos são satânicos, mas como eles não podem tocar no povo de Deus, eles induzem o povo de Deus ao erro. A acreditar em mentiras; em doutrinas falsas; em textos fora de contextos. São os falsos profetas que Jesus Cristo diz em (Mat. 7:15) “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores”. (Mat. 24:11) “E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos”. (Mat. 24:24) “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”. Leia a Bíblia para identificar os falsos cristos.



        O DIABO NÃO ESTÁ BRINCANDO.

        Ele se auto denominou o deus deste mundo, deste século, o que o Senhor Jesus chama de Príncipe em (Jo. 14:30) “Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim”.

        Ele é a fonte de todo o mal como nos diz (Mat. 13:38) “[...] e o joio são os filhos do maligno”. Ele é homicida desde o princípio, (Jo. 8: 44) “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira”. Em (Jo. 10:10) Jesus Cristo o compara com um ladrão. “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”.


        O Apóstolo Paulo teve essa revelação, essa visão, essa inspiração quanto as doutrinas de demônios. Quem deu ao Apóstolo Paulo esta visão? O Espírito Santo. Quando se fala de espírito, temos que pensar em três categorias de espíritos que a Bíblia menciona:


        1 – O espírito maligno como lemos em (Luc. 8:2) “E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios”;


        2 – O espírito humano o que Jesus Cristo declara em (Mat. 26:41), “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”, (I Cor. 5:5); e,


        3 – O Espírito Santo, o que lemos em (Jo. 7:39) “E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado”.



        O texto de (I Tim. 4:1-5) diz: “Mas o Espírito expressamente diz...” Diz a quem? O que? O Espírito está falando de maneira expressa. De maneira clara. Sem sombra de dúvida. Que nos últimos tempos. Que tempo? Quando aproximar-se a manifestação do Anticristo. Todas as características acima apontam para a manifestação do anticristo. Que será um enganador em que o povo ouvirá e acreditará nas doutrinas de demônios.



        COMO SABEREMOS SE SÃO DOUTRINAS DE DEMÔNIOS?

        Quando o ensinamento estiver em desacordo com os ensinamentos bíblicos, ainda que esteja amparado por leis humanas, portanto legalizado, Por exemplo:




        01 – Os defensores do casamento gay, do relacionamento lésbico, isso é doutrina de demônios, pois a Bíblia tanto no livro de Levítico, (18:22) diz: "Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é"; (Levítico 20:13) "Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles"; bem como em (Romanos 1:26-27) "Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro", condena tais práticas. O que é doutrina de demônios?


        02 – Os defensores do divórcio por qualquer motivo. Por exemplo: por incompatibilidade de gênios. O que nada mais é do que a falta de temperamento, fruto do Espírito Santo, (Gálatas. 5:22), o que caracteriza egoísmo, orgulho, falta de amor e humildade em pedir perdão. Quem defende o divórcio por qualquer motivo, está defendendo doutrina de demônios. O divórcio só permitido pela Palavra de Deus em caso de adultério, (Mateus 19:9) "Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério".


        03 – Mudança de sexo é doutrina de demônios;


        04 – Mudar a nomenclatura na certidão de nascimento, de chamar pai e mãe para chamá-los de cuidadores é doutrina de demônios;


        05– Defender o aborto, a pedofilia, ensinar nas escolas a erotização das crianças, induzir as crianças a fazerem a opção pelo gaysmo, sexo precoce é doutrina de demônios;


        06 – Defender o livre uso das drogas, da Eutanásia é doutrina de demônios. Deus é quem dá a vida e só Ele pode tirá-la.




        07 – A idolatria é doutrina de demônios, (Deuteronômio 27:15) diz: "Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao SENHOR, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém"; (Isaías 45:20-21) "Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar. Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o SENHOR? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim".  e (I Coríntios 10:20) “Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios”;


        08 – Purgatório é doutrina de demônios. A Bíblia não fala de purgatório, Ela fala de Inferno para sempre e de Céu para sempre.


        09 – Rezar pelos mortos é doutrina de demônio. Em (Deuteronômio 18:10-12) proíbe o consultar os mortos. "Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti".


        10 – Pedir a #Maria para interceder por nós é doutrina de demônios. Ela mesmo reconheceu que precisava da salvação como vemos em (Lucas 1:47), "E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador". Maria não tem esse poder, pois nem abrir o livro selado é digna, como vemos em (Apocalipse 5:3,5) "E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele [...] E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos". O Cordeiro, não é outro a não ser Jesus Cristo.




        11 – Reencarnação é doutrina de demônios, pois em (Hebreus 9:27) diz: "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo".


        12 – Explorar, dar ênfase só ao curandeirismo, #prosperidade material e bênçãos, é doutrina de demônios, em detrimento do objetivo principal da vinda do Senhor Jesus, morrer numa cruz para nos salvar. A principal das curas, é a cura da alma, o perdão dos pecados, salvação eterna. A Bíblia diz que é para ir e pregar o Evangelho, e não curas, revelações e prosperidade material. Quem crer e for batizado será salva. Ela não diz que será curado, que será revelado e que prosperará materialmente. Isso vem como consequência deste encontro com o Senhor, mas não é o objetivo principal da morte de Jesus numa cruz e nem do Evangelho que Ele deixou; e,


        13 – Tudo o que se defende que é contrário aos ensinamentos da Palavra do Senhor Deus são doutrinas de demônios.



        Concluindo:

        Concordando ou não, esta é a nossa conclusão, pois a nossa constituição que é dos homens para os homens contraria algumas dessas práticas citadas acima. Mais a mais, a Bíblia que é a constituição do Senhor para os homens, e ela está acima de qualquer constituição humana, contraria todas as práticas citadas acima. Você reconhecendo ou não a Bíblia como a constituição maior para os homens, Ela condena essas doutrinas de demônios. Entre a constituição dos homens e a de Deus, eu fico com a de Deus. Entre as doutrinas dos homens e a doutrina de Deus, eu fico com a de Deus. Entre as palavras dos homens e a Palavra de Deus, eu fico com a de Deus. Entre o que os homens pensam e o que o Senhor pensa, eu foco com os pensamentos do Senhor, não que os homens não possam pensar alguma coisa certa e boa, sim, pode; mas os homens erram, Deus jamais. Eu faça as minhas escolhas e me posiciono, ainda que alguns achem isto radicalismo e fundamentalismo, mas prefiro dizer que é convicção. E convicção de uma experiência pessoal com o Senhor, convivência de anos com sua e por entender que Ela nunca falhou e não falhará.



        "Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados." (II Timóteo 3:13) e "Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso." (Apocalipse 16:14)

        Você poderá gostar também de: http://eumorenaapaixonada.blogspot.com/

        Bibliografia:
1 - Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo e Barueri. Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.

2 - Bíblia de Promessas. Tradução João Ferreira de Almeida. RC. 2ª Edição, Co-edição JUERP e King's Cross Publicações, 2009.
 
3 - Bíblia Vida Nova. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Editora: S. R. Edições Vida Nova, 2ª Ed. 1978, São Paulo.

4 - BOYER, Orlando S. Pequena Enciclopédia Bíblica. 7ª Ed. Editora Vida, Miami Flórida USA, 665 p.


6 - http://www.esbocandoideias.com/2011/03/o-que-significa-apostasia.html 


8 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Consi%C3%AAncia_(desambigua%C3%A7%C3%A3co

9 - Marcelo Ribeiro de Oliveira. Bíblia Sagrada Versão Digital 6.7 Freewere, marcelo@blasterbit.com

10 - MOULTON, Harold K. Léxico Grego Analítico. Cultura Cristã, 2007, São Paulo, 460 p.

11 - RIENECKER, Fritz e Cleon Rogers. Cheve Linguistica do Novo Testamento Grego. Trad. De Gordon Chown e Júlio Paulo T. Zabatiero. 1985, Ed. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, São Paulo, 639 p.
12 - TAYLOR, William Carey. Dicionário do Novo Testamento Grego. 6ª edição. Rio de Janeiro, JUERP, 1980, 247 P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, o seu comentário é importante para o administrador.