O Dom Maior

O Dom Maior

BEM VINDO(A)

2018-05-15

BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

ABSTRACT

Guimarães, Flávio da Cunha. BAPTISM WITH THE HOLY SPIRIT. 2018. Thematic Study of the Bible, the Word of God, the three types of biblical baptisms: 1 - Baptism in the waters. 2 - Baptism with the Holy Spirit. E 3 - Baptism with Fire - Baptist Congregation - Pereira Barreto, Brazil.


Neste post falaremos sobre os três tipos de batismos bíblicos. 1 - O Batismo nas águas. 2 - O Batismo com o Espírito Santo. E 3 - O Batismo com fogo.

Imagem do Google

Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=Imagens+de+Batismo+com+espírito+santo&newwindow=

Acessada em: 15/05/2018

INTRODUÇÃO: Alguns grupos insistem em afirmar que o batismo com o Espírito Santo se dá como segunda bênção, e, a prova evidente de tal batismo, é o “falar em línguas estranhas”. Fazer tal afirmação, é um tanto duvidoso e é contrariar o que a Bíblia diz a respeito do tema, nos próprios textos que os grupos usam para basear tal argumento. Além de contrariar outros textos tais como: Ef. 1:13-14; 4:30; II Cor. 1:22; João 4:34 e At. 9:2. Contraria, também, a história religiosa, do Cristianismo e da bíblica. Quantos homens do Antigo como do Novo Testamento, eram cheios do Espírito Santo e não falaram em línguas estranhas? Entre tantos: Enoque; Abraão; Moisés; Elias; Eliseu; Isaías; João, o Batista; Paulo e o próprio Jesus Cristo. O Novo Testamento não fala de língua estranha. Ele fala de idioma e dialeto de outras nações.

O batismo em/com o Espírito Santo se dá no momento que se crê, se recebe a Cristo como salvador e é perdoado, conforme os textos citados acima. O enchimento e a plenitude do Espírito Santo, sim, se dão com a santificação e com o processo da vida cristã. O salvo recebe o Espírito Santo na conversão, mas ainda não está cheio do mesmo. Enchimento acontecerá no decorrer da convivência e à proporção que vai se santificando e dando lugar para o Espírito em nossa vida.

1 – O QUE PROVA QUE O SALVO FOI BATIZADO COM E TEM O ESPÍRITO SANTO?

Não são os Dons do Espírito Santo a principal prova que temos, mas o fruto do Espírito produzido pelo o Próprio Espírito na vida do crente que começa convencendo do pecado, da justiça e do juízo, João 16:8, até as qualidades produzidas no caráter e na personalidade do salvo, Gal. 5:22, que é o fruto do Espírito. O batismo com o Espírito Santo, é um privilégio dos salvos que creem, que recebem a Jesus Cristo como Salvador, como Senhor de suas vidas, tornando-os filhos de Deus, João 1:12, herdeiros de Deus e coerdeiros com Jesus Cristo de Deus, Rom. 8:17 e Tia. 2:5.

1.1 – BATISMO EM/COM FOGO, Mat. 3:11-12:

A Bíblia neste texto, de Mateus, sem dúvida fala de três batismos. Batismo nas águas por João, o Batista. Batismo com o Espírito Santo e com fogo, que Jesus Cristo haveria de ministrarem depois. O batismo com o Espírito Santo, se deu e se cumpriu em Pentecostes, At. 2:1-13. E com fogo se daria quando? Se deus também no pentecostes? Antes de sabermos quando se daria o batismo com fogo, é preciso saber o que significa esse batismo em/ou com fogo. Queremos expor algumas interpretações a respeito: 1 – Tem aqueles que defendem a ideia de que o batismo com fogo se dará no juízo e ao ingressar no inferno de fogo. Autores reconhecidamente desde os pais da igreja até os modernos defenderam essa ideia, os quais são: Orígenes, Neander, Meyer e Lang. Esses são os principais dentre outros. 2 – Outra interpretação é que o texto fala do fogo que destruirá o planeta no último dia. O que descartamos tal interpretação. 3 – Há os que veem esse fogo com a passagem das almas pelo o purgatório, que é a interpretação dos católicos. O que não encontra base textual para tal afirmação. 4 – Diz Champlin, (1980), p. 287, que: “A interpretação mais aceita é de que o fogo do vs. 11 indica o caráter do batismo do Espírito Santo”. Mas o texto fala de três tipos de batismos diferentes: Nas águas, com o Espírito Santo e em/ou com fogo. Esta é a interpretação dos pentecostais carismáticos.

A – O BATISMO EM/COM FOGO SERIA O BATISMO EM SOFRIMENTO?

Uma provação muito severa e grande quando mergulhado em sofrimento, Mar. 10:38, que neste caso seria coparticipante do sofrimento de Cristo ou sofrer por causa DELE.

B – O BATISMO EM/COM FOGO SERIA O FOGO SERIA O DA PURIFICAÇÃO?

Diz Champlin (referência acima), que o fogo tem algumas propriedades que é o limpar, purgar e purificar o que é bom. A outra é a capacidade de destruir o mal, Mat. 3:12.

C – BATISMO EM/COM FOGO É RELATIVO AO PURGATÓRIO?

Purgatório é o lugar em que os católicos creem que a pessoa vai após a morte, para passar por sofrimento, expurga os pecados e para depois ir para o céu. Doutrina essa estranha ao que ensina o Novo Testamento, pois o mesmo não fala de um estado intermediário do espírito. O Novo Testamento é clara quando diz que ao morrer entrará no gozo ou no sofrimento eterno imediatamente, Luc. 16:19-31; 23:43; João 14:3 e I Tes. 4:17.

D – BATISMO EM/COM FOGO SERIA O BATISMO NO DIA DO JUÍZO FINAL?

Esta interpretação mais indicada, o ser lançado no Inferno e no Lago de Fogo. Entre tantos significados, desde da religião persa, o deus Mazda do Zoroastrismo, passando pela religião grega com seus deuses, pelo Antigo e Novo Testamento, o fogo tem várias funções e simbolismo, mas a predominante é sobre o juízo final dos deuses bem como de Jeová que pesar o sentido e a crença. “No juízo final, o fogo será o meio empregado para o teste final”, (BROWN, 1982, VOL. II, P. 251). Os Estóicos, corrente filosófica criada por Zenão que visava tornar o homem insensível aos males físicos, morais e a prática da resignação na dor. O ser indiferente a tristeza e a felicidade, criam que o fim do mundo será em fogo. O fogo é a marca do julgamento divino: Gen. 19:24; Ex. 9:24; Lev. 10:2; Num. 11:1; 16:35; II Reis 1:10 e Amós 1:4,7. A Comunidade de Cunrâ cria que os ímpios seriam julgados pelo fogo.

No Novo Testamento o fogo figura como julgamento divino também, entre tantos significados como vemos em, Mat. 3:10; Luc. 7:19; João 15:6; I Cor. 3:13. O fogo aparece como oposto do reino de Deus em Mat. 13:42; 18:8-9; Mar. 9:43, 45, 47. Brawn, citado acima, diz que: “Deus pode empregar o fogo como meio de julgamento. Os filhos de Zebedeu queriam que Jesus lhes concedesse licença para invocarem fogo dos céus contra a aldeã samaritana inóspita, (Lc. 9:45)”. O Apóstolo Paulo, em I Cor. 3:13 refere ao julgamento escatológico e divino pelo fogo. A Bíblia aponta através de vário textos, como Mat. 13:42; 18:8-9 e 25:41 sendo oposto de Reino do Senhor. Como fogo do Inferno em Mar. 9:48; e Isaías 66:24. Como condenação eterna no inferno de fogo, Apoc. 14:10; 19:2; 20:10, 14 e 21:8; em Mat. 3:11. A língua original, o grego, usa a palavra πυρί – pyri que literalmente é fogo. São evidências muito claras.

As interpretações das letras A e D, acima, são as indicadas para entender o batismo em/com fogo, visto que João, o Batista, está falando no contexto de juízo que o Senhor Jesus trará sobre os infiéis. Orígenes, pai da igreja primitiva, bem como outros pais da igreja e tantos outros autores no decorrer dos séculos, até os modernos eram e são do pensamento que o batismo com fogo se refere ao juízo. Fogo na Bíblia simboliza em alguns textos, juízo, e de acordo com o texto em discussão, João está falando e se referindo ao juízo de Deus. Portanto, quem não recebe o batismo do Espírito Santo pelo fato de crer e aceitar o Senhor como salvador, Jesus Cristo o batizará no fogo do inferno, condenando-o no juízo final. Mas no juízo final, nenhuma condensação terá os que creem e aceitam Cristo como salvador. Aceite-o e goze das bem-aventuranças no Céu com o Senhor. Ligar o texto de Mat. 3:11-12 ao texto de Atos 2:3 e quer que o fogo aqui seja o mesmo fogo de lá, é forçar o texto e querer dizer o que os textos não dizem. Mas diante do contexto e das palavras usadas pelo o profeta João, o Batista, fica claro que está falando do juízo final e do fogo do inferno. A pá mencionada é figura de juízo. A separação da moinha dos grãos também. Limpar a mesma coisa. E por último o queimar que foi usado por Jesus para se referir ao espírito em sofrimento no fogo do inferno.

BATISMO NAS ÁGUAS

Imagem do Google

Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+batismo+nas+águas&newwindow=

Acessada em 15/05/2018

No Antigo Testamento, não havia batismo, o que havia era o banho de purificação para ambos os sexos, em situações as mais adversas. Para a mulher após a menstruação e depois de dar à luz ao filho ou filha. Ou quando era contaminada por um morto ou animal imundo. O homem ou a mulher era considerado imundo quando possuía a lepra, ou quando tinha contato com animais, pessoas mortas ou animais considerados imundos. É só dar uma lida no livro de Levítico.

O BATISMO CRISTÃO NAS ÁGUAS

O batismo tem simbolismo e significa diferente, pois o batismo não é para purificação dos pecados, mas para sepultar os mesmos, simbolicamente enterrar a vida do convertido que morreu para a vida pecaminosa e para o mundo com suas orgias, e após o batismo viver para o Senhor, Rom. 6:4 e Col. 2:12. Portanto, o batismo nas águas não tem o poder de salvar, mas deve ser ministrado para os salvos em Cristo Jesus.

A PERGUNTA QUE ALGUNS FAZEM É...

Por que batizar de novo se já somos batizados(as)? Se batizarmos de novo estamos negando o nosso batismo de criança! É daí que vem a resistência ao batismo verdadeiro e bíblico, o batismo por imersão. Mas quem disse, que o batismo que recebemos quando crianças, é o batismo verdadeiro e bíblico? Aí você poderá responder dizendo: O meu líder religioso! O meu mentor espiritual! A minha igreja a qual eu faço parte! A minha religião! E quem garante que eles estão certos? Quem garante que o batismo quando criança é o verdadeiro e que o seu líder religioso está certo? Você confia mais em quem: Em seu líder de sua igreja ou na Palavra de Deus, a Bíblia?

Deixemos as questões religiosas e suposições de lado e vamos consultar a Bíblia. O que a Bíblia fala sobre o batismo? Em Mat. 3:13-17 diz: “Então veio Jesus da Galileia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. João, o Batista, estava batizando no Rio Jordão? O Rio Jordão tem a quantia de água mais ou menos a do Rio Paraná ou Paraíba. Então é de se perguntar: Por que João, o Batista, foi batizar em um rio que tinha tanta água e entravam na água, se podia batizar com água em uma bacia molhando só a cabeça? Não faz sentido entrarem ambos em tanta água para só molhar a cabeça! Como não faz sentido também a Bíblia dizer que ambos saíram da água. Diz João 3:23 que batizava em Enom porque havia muita água. Para que escolher um lugar de muita água para só jogar água na cabeça? Diz o texto de Mat. 3:16, que Jesus Cristo sendo batizado saiu da água. Ninguém sai da água se nela não entrar primeiro! Por que? Para que Jesus entraria em muita água se fosse só para molhar a cabeça? Isso Ele poderia fazer onde estivesse pouca água! Respeitamos os grupos que ministram o batismo por aspersão, mas temo interpretação diferente. E é que Jesus Cristo foi mergulhado por João, o Batista, nas águas. Se o lavar no banho, para a purificação, precisava de muita água e este é o fundo histórico para o batismo, por que o batismo seria borrifando água na cabeça? O batismo cristão e bíblico é o imergir, ou seja, o mergulhar.

A palavra batismo, que no grego é βάπτισει – baptisei, que vem da palavra βαπτίζω - baptizo, que quer dizer mergulhar e imergir. Todos os que aceitam o mergulhar no batismo bíblico, é porque já começou a mergulhar nos ensinamentos do Senhor Jesus através da conversão verdadeira e continuará mergulhando em todos os mistérios de seu ensinamento. A palavra batismo nos melhores dicionários da língua portuguesa e na língua grega, significa mergulhar e imergir. Como é um tanto difícil mergulhar uma criança, logo o batismo deve ser ministrado para aqueles que já tem uma certa idade. Então, o batismo é para quem crê, Mar. 16:16. A Criança muito criança, não pode crer e entender o processo da salvação. Criança não tem consciência de pecado, de arrependimento, de crer e não pode ser mergulhada. Portanto, quem foi batizado quando criança contraria os ensinamentos bíblicos. Logo, não foi batizada. E se não foi batizada, deve ser batizada conforme o ensinamento da Palavra de Deus. Se o batismo quando criança contraria os ensinamentos de Deus, precisa receber o batismo verdadeiro, o bíblico.

Tem sugestão? Envie-nos por e-mail

Bibliografia

1 - BOYER, Orlando S. Pequena Enciclopédia Bíblica. 7ª Ed. Editora Vida, Miami Flórida USA, 665 p.

2 - BROWN, Colin. O Novo Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento. Trad. de Gordon Chown. 1ª Ed. Vol. II, São Paulo, ed. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 1982, 560p.

3 - CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo. Vol. I. Editora Milenium Distribuidora Cultural LTDA, 1ª Ed., São Paulo, 1980, 806 P.

4 - JUNIOR, Luder Whitlock. Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo e Barueri. Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.

5 - MOULTON, Harold K. Léxico Grego Analítico. Trad. Everton Aleva de Oliveira e Davi Miguel Manço. Ed. Cultura Cristã, 2007, São Paulo, 460 p.

6 - RIENECKER, Fritz e Cleon Rogers. Chave Linguística do Novo Testamento Grego. Trad. De Gordon Chown e Júlio Paulo T. Zabatiero. 1985, Ed. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, São Paulo, 639 p.

7 - SCHOLZ, Vilson e Roberto G. Bratcher. Novo Testamento Interlinear Grego – Português. 1ª Edição. Barueri, SBB, 2008, 979 p.

8 - SHEDD, Russell Philip. Bíblia Vida Nova. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Editora: S. R. Edições Vida Nova, 2ª Ed. São Paulo, 1978, A T 929 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, o seu comentário é importante para o administrador.